Apresentando o poder da computação quântica de forma interativa e impactante
O Q-Wall é uma experiência interativa projetada e desenvolvida especificamente para o Quantum Lab da Microsoft em Copenhagen.
A instalação na sede dinamarquesa da Microsoft funciona como um convite para os visitantes e funcionários entenderem o potencial da computação quântica. A instalação apresenta o poder da tecnologia de uma maneira lúdica e visualmente agradável.
A experiência acontece por meio de um rastreamento em tempo real do corpo das pessoas, além de uma sequência de projeções de luz que interagem perfeitamente com o local. A configuração leve e a natureza lúdica da instalação acolhem todos os tipos de visitantes, convidando-os a se envolver de várias maneiras com a pesquisa realizada na instalação.
A instalação é uma homenagem à história da Microsoft. Uma empresa que no passado revolucionou o mercado com os computadores de bits clássicos, e agora está fazendo isso mais uma vez com a computação quântica.
O bit é a unidade básica de informação em um computador, que sempre tem um valor de 0 ou 1. Mas o qubit alimentado por quantum pode conter esses valores, e aqueles intermediários, ao mesmo tempo permitindo que os computadores quânticos processem pedaços de informações em uma taxa exponencialmente mais rápida.
Compreender a diferença entre o bit clássico e o qubit vai ajudar os visitantes do laboratório a compreenderem a magnitude do impacto que essa tecnologia pode ter no futuro de negócios, serviços e produtos.
A pesquisa e o desenvolvimento da computação quântica em Copenhagen são conduzidos por algumas das mentes mais brilhantes do mundo. Embora a computação quântica possa parecer complexa e fora do alcance da maioria das pessoas, a Microsoft está trabalhando ativamente para garantir que seu trabalho possa ser compreendido e realizado em todos os níveis. E como parte disso, eles nos pediram para criar o Q-Wall.
Para desenvolvê-lo, usamos o Azure Kinnect da Microsoft para rastrear fisicamente as pessoas na instalação. Os dados são processados e traduzidos visualmente em modelos 3D que formam a instalação no Q-wall.
Conforme as pessoas se movimentam, suas representações são transferidas para o reino quântico e se tornam partículas de qubit. Depois de interagir com o Q-Wall, os usuários são convidados a aprender mais sobre o trabalho no laboratório quântico.
Para obter mais informações sobre a computação quântica, visite o Quantum Labs da Microsoft.