Neste episódio do LadoQ, convidamos Melina Costa, jornalista radicada em Berlim e criadora do podcast Economia do Futuro, e Carlos de Mathias Martins Junior, fundador de empresas líderes no desenvolvimento de projetos de energia renovável e redução de emissões, como Ecoinvest , EQAO e ECOPART para explorar alguns conceitos essenciais sobre o mercado de créditos de carbono, bem como sua relevância para o #bemestarsustentável.
Entre outros temas, abordamos a disputa entre desenvolvimentismo e responsabilidade climática, analisando o contexto histórico das emissões de gases de efeito estufa por países como Brasil e Alemanha.
Destacamos o papel do Brasil como o quinto maior emissor atualmente, principalmente devido ao desmatamento, e a enorme oportunidade do país de liderar iniciativas para reverter o desastre climático e cumprir suas metas de redução de emissões.
Alguns insights que você vai encontrar nessa conversa:
– Um panorama de soluções tech-based e nature-based para a redução de emissões, no Brasil e no mundo;
– A preocupação com as mudanças no código florestal brasileiro e suas consequências para as empresas, bem como a possibilidade de receberem dinheiro, via créditos de carbono, para o reflorestamento de áreas degradadas.
– A importância de não individualizar a responsabilidade pela degradação climática e o papel da mobilização política.
ASSISTA AGORA
Descubra 6 diretrizes de inovação para o Bem-estar sustentável
Temos como propósito transformar empresas, pavimentando a criação de futuros mais prósperos e com maior significado para as pessoas e o planeta.
Neste report gratuito, introduzimos o conceito de bem-estar sustentável e mostramos como utilizá-lo como bússola para o desenvolvimento de soluções conectadas com o que as pessoas querem e o mundo precisa. Construímos diretrizes de inovação para o bem-estar sustentável que podem ser aplicadas em diferentes tipos de negócios, gerando ganhos significativos nos seus índices de ESG.