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Estratégia orientada pela experiência do cliente
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Como ajudamos o Google a estruturar um portfólio de produtos de inteligência de mercado?

 

Contexto

A reestruturação da área de Estratégia e Insights do Google trouxe a necessidade de unificar metodologias, processos e produtos. Nossa missão foi criar uma arquitetura de portfólio clara e escalável, conectando insights estratégicos às demandas do mercado.
Além de organizar o portfólio, a Questtonó e o time do projeto também idealizaram novos produtos, baseados nos dados e no conhecimento acumulado do Google Brasil.

 

 

Ponto de Partida: Se enxergando no Ecossistema 

Mapeamos o ecossistema da área para entender desafios e oportunidades. Com nossa metodologia ‘Ecosystem Blueprint’, identificamos os principais stakeholders, as relações de valor mútuo e as dinâmicas que impulsionam a área. A partir disso, identificamos os principais ativos e capacidaes da área, explorando como fortalecer essa rede de valor.
Conduzimos entrevistas com stakeholders internos e externos para mapear interações, dependências e influências dentro do ecossistema. Nosso objetivo foi identificar como cada ator impacta e é impactado pelo valor gerado pela área. A partir dessa compreensão, estruturamos uma base estratégica sólida para o novo portfólio.

 

 

Produtos que geram valor

Com cada tipo de stakeholder da área, é estabelecido uma diferente relação de valor. Para cristalizar essa relação, fizemos uso da nossa metodologia Experiência de Alto Valor (EAV). Podemos descrever uma EAV como uma interação com um produto, serviço ou marca que gera valor real ao usuário.
A partir daí, criamos a Matriz de Produtos da área. Desenhamos um tabuleiro estratégico que indicava as possiveis formas de gerar valor. Com isso, partimos para uma ideação e um refino do portfolio de produtos.

 

 

Tornando o portfólio tangível

Organizamos os 13 novos produtos em 3 categorias estratégicas e criamos um guia comercial que detalha cada solução de forma acessível. Além disso, desenvolvemos uma identidade visual exclusiva para a área, alinhada a identidade da marca Google, para fortalecer a comunicação com seus stakeholders.

 

 

Transformação e escalabilidade

O novo portfólio potencializou a entrega de inteligência estratégica no Google. Com uma abordagem colaborativa e metodologias próprias, garantimos soluções inovadoras e adaptáveis às necessidades do mercado.

  • 5 meses de projeto combinando múltiplas metodologias

  • +10 entrevistas com stakeholders internos e clientes Google

  • 13 novos produtos, organizados em 3 categorias estratégicas

  • 1 guidebook comercial